Namoro e Noivado Cristão

Namorar é Muito Bom!!!


         Namorar é bom demais! Mas antes é preciso responder algumas perguntas...

1. POR QUE NAMORAR?

         O que você pensa sobre o namoro? Você já fez essa pergunta a si mesmo? Ela pode ajudar muito a definir com que idade deve-se começar a namorar. Tudo depende da maneira como você vai encará-lo. Se for com seriedade e compromisso, pode-se dizer que o seu equilíbrio emocional está começando.


         Iniciar um namoro com 12 ou 13 anos, geralmente causa privações de estar com outros amigos, jogar o esporte que gosta, porque o(a) namorado(a) pode ficar com ciúmes. Por que queimar etapas da sua vida antes da hora? Assumir a seriedade do namoro tão cedo? Adolescência é para se curtir os amigos, viver muitas aventuras. Será que você está preparado(a) para dedicar-se tanto a uma pessoa?


         O namoro não é apenas um momento de emoção a dois. Ele é um período muito importante e deve ser levado a sério em nossas vidas. A sua base deve ser firmada num amor de verdade e não em uma paixão desenfreada. E isso leva tempo para se adquirir.
         O namoro é o tempo das descobertas. Descobrir o máximo como é o outro: sua personalidade, temperamento, caráter, afinidades e hábitos. Além de oferecer também uma oportunidade para se desenvolver amizade e companheirismo.


         Você entrou num namoro só por causa das carícias? Cuidado! Elas são muito atraentes e envolventes, mas costumam cegar nosso entendimento para outras áreas importantes. Numa dessas, você pensa que o(a) garoto(a) é um príncipe (ou princesa), de repente você está com o maior "sapo"nas mãos.


2. COM QUEM VOU NAMORAR?

         Você já pensou nas qualidades que espera encontrar na pessoa amada? Observe as dicas a seguir e decida somente após uma séria avaliação.

Dicas para um bom namoro
  • O que ele (a) pensa sobre Deus?
  • Ele (a) dá testemunho de uma vida comprometida com Deus?
  • Ele (a) é bondoso(a)? Educado(a)?
  • Como ele(a) reage às suas fraquezas e defeitos?
  • Como reage aos problemas que a vida traz?
  • Como ele(a) reage à auto- É companheiro(a)? É amigo(a)?
  • É briguento(a)?
  • Ele(a) é sensível? Demonstra consideração?
  • Já estabeleceu alvos para o futuro?
  • Como ele(a) lida com dinheiro?



         Sem dúvida, é difícil encontrar todas essas qualidades numa só pessoa. Veja se a pessoa corresponde às expectativas que você considera essenciais. Coloque seus anseios quanto a ela em oração e espere em Deus. Lembre-se que Ele pode responder sim, não ou espere. 
         O coração humano sempre tem dificuldade em ESPERAR. Deus por toda a Bíblia, nos orienta a esperar por Ele, como em Salmo 46.10-
 
"Aquietai-vos e sabei que eu Sou Deus."  Salmos 46.10
        Quando ao invés de aquietar, nós nos inquietamos e começamos a agir por conta própria, acumulamos frustrações e problemas.
         Ao procurarmos o querer do Senhor para nossas vidas, descobrimos a grande verdade descrita em Rm 12.2-"A vontade de Deus é boa perfeita e agradável". Ele sempre quer o melhor para nós.










         Você encontrou a pessoa certa? Já sente-se com maturidade suficiente para encarar o amor e suas responsabilidades? Orou ao Senhor, e obteve uma resposta afirmativa, até de seus pais? Vá em frente, invista nesse namoro. Vai valer a pena! Caso contrário, vá curtir sua juventude, seus amigos e cada etapa desta emocionante fase da vida, pois ainda não é o seu tempo para namorar.
         Namorar é muito bom! Mas, namorar dentro da vontade de Deus é melhor ainda!!!

Samuel Silva...



O que é o amor?


O que é o amor... quem melhor poderia responder a esta pergunta do que uma criança? A importância da pureza delas é tão profunda, que Jesus nos diz no evangelho segundo Marcos "Em verdade vos digo: Quem não receber o reino de Deus como uma criança de maneira nenhuma entrará nele."

Esta foi uma pesquisa séria feita por profissionais de educação e psicologia nos Estados Unidos com um grupo de crianças de 4 a 8 anos.

Respostas:

“AMOR É QUANDO ALGUÉM TE MAGOA, E VOCÊ, MESMO MUITO MAGOADO, NÃO GRITA, PORQUE SABE QUE ISSO FERE SEUS SENTIMENTOS“
Mathew, 6 anos



“QUANDO MINHA AVÓ PEGOU ARTRITE, ELA NÃO PODIA SE DEBRUÇAR PARA PINTAR AS UNHAS DOS DEDOS DO PÉ. MEU AVÔ, DESDE ENTÃO, PINTA AS UNHA PARA ELA. MESMO QUANDO ELE TEM ARTRITE“
Rebecca, 8 anos

“AMOR É QUANDO UMA MENINA COLOCA PERFUME E O MENINO COLOCA LOÇÃO PÓS-BARBA, E ELES SAEM JUNTOS E SE CHEIRAM“
Karl, 5 anos

“EU SEI QUE MINHA IRMÃ MAIS VELHA ME AMA, PORQUE ELA ME DÁ TODAS AS SUAS ROUPAS VELHAS E TEM QUE SAIR PARA COMPRAR OUTRAS“
Lauren, 4 anos


“AMOR É COMO UMA VELHINHA E UM VELHINHO QUE AINDA SÃO MUITO AMIGOS, MESMO CONHECENDO HÁ MUITO TEMPO“
Tommy, 6 anos

“QUANDO ALGUÉM TE AMA, A FORMA DE FALAR SEU NOME É DIFERENTE“
Billy, 4 anos

“AMOR É QUANDO VOCÊ SAI PARA COMER E OFERECE SUAS BATATINHAS FRITAS, SEM ESPERAR QUE A OUTRA PESSOA TE OFERECA AS BATATINHAS DELA“
Chrissy, 6 anos

“AMOR É O QUE ESTÁ COM A GENTE NO NATAL, QUANDO VOCÊ PÁRA DE ABRIR OS PRESENTES E O ESCUTA“
Bobby, 5 anos

“SE VOCÊ QUER APRENDER A AMAR MELHOR, VOCÊ DEVE COMEÇAR COM UM AMIGO QUE VOCÊ NÃO GOSTA“
Nikka, 6 anos

“QUANDO VOCÊ FALA PARA ALGUÉM ALGO RUIM SOBRE VOCÊ MESMO E SENTE MEDO QUE ESSA PESSOA NÃO VENHA A TE AMAR POR CAUSA DISSO, AÍ VOCÊ SE SURPREENDE, JÁ QUE NÃO SÓ CONTINUAM TE AMANDO, COMO AGORA TE AMAM MAIS AINDA“
Samantha, 7 anos

“HÁ DOIS TIPOS DE AMOR, O NOSSO AMOR E O AMOR DE DEUS, MAS O AMOR DE DEUS JUNTA OS DOIS“
Jenny, 4 anos

“AMOR É QUANDO MAMÃE VÊ O PAPAI SUADO E MAL CHEIROSO E AINDA FALA QUE ELE É MAIS BONITO QUE O ROBERT REDFORD“
Chris, 8 anos

“DURANTE MINHA APRESENTACÃO DE PIANO, EU VI MEU PAI NA PLATÉIA ME ACENANDO E SORRINDO. ERA A ÚNICA PESSOA FAZENDO ISSO E EU NÃO SENTIA MEDO“
Cindy, 8 anos

“AMOR É QUANDO VOCÊ FALA PARA UM GAROTO QUE LINDA CAMISA ELE ESTÁ VESTINDO E ELE A VESTE TODO DIA“
Noelle, 7 anos

“NÃO DEVERÍAMOS DIZER EU TE AMO A NÃO SER QUANDO REALMENTE O SINTAMOS. E SE SENTIMOS, ENTÃO DEVERÍAMOS EXPRESSÁ-LO MUITAS VEZES. AS PESSOAS ESQUECEM DE DIZÊ-LO“
Jessica, 8 anos

“AMOR É SE ABRAÇAR, AMOR É SE BEIJAR, AMOR É DIZER NÃO“
Patty, 8 anos

“AMOR É QUANDO SEU CACHORRO LAMBE SUA CARA, MESMO DEPOIS QUE VOCÊ DEIXA ELE SOZINHO O DIA INTEIRO“
Mary Ann, 4 anos

“QUANDO VOCÊ AMA ALGUÉM, SEUS OLHOS SOBEM E DESCEM E PEQUENAS ESTRELAS SAEM DE VOCÊ“
Karen, 7 anos

DEUS PODERIA TER DITO PALAVRAS MÁGICAS PARA QUE OS PREGOS CAÍSSEM DO CRUCIFIXO, MAS ELE NÃO DISSE ISSO. ISSO É AMOR
Max, 5 anos



Que sejamos hoje puras como estas crianças, que vêem da forma mais simples o verdadeiro amor e estas sim, alcançam o coração de Deus.

A palavra de Deus diz em I Coríntios, capítulo 14 e versículo 20 "Irmãos, não sejais meninos no juízo; na malícia, sim, sede crianças; quanto ao juízo, sede homens amadurecidos."

Tenham um excelente dia!

Samuel Silva (IGS).

Como iniciar um namoro cristão?


Acho q essa é uma das grandes interrogações na cabeça de qualquer jovem solteiro dentro da igreja. Aposto q vc entrou aqui doido pra ler este post ! Hahaha!!! Pois sem mais delongas vamos lá!

Não sou nenhum estudioso neste assunto mas, vou falar com base em experiências de amigos e na minha própria.

Primeiro você tem q pensar se é o seu tempo. Se vc tem menos q 18 anos, aconselho vc esperar um pouquinho….. Antes q vc (dessa idade) me apedreje, eu explico o pq. Detalhe: Estou partindo do ponto de vista q você quer agradar a DEUS de coração com seu futuro relacionamento e está disposto a morrer pra vc e seus desejos para isso (Gálatas 2:20).

Vamos aos pqs:

- Cientificamente uma pessoa nessa faixa etária tende a se apaixonar tão facilmente quanto se “desapaixona”. Como diria meu pastor: “Só se desilude quem está iludido!”. Não dá pra ter um namoro cristão no estilo novela global “Malhação”!

- É preciso de maturidade para coordenar o relacionamento conforme a vontade de DEUS. Não que alguém nessa idade não tenha, mas existem pequenos detalhes q só se aprende com os anos.

- Não dá pra ficar “fazendo testes” com relacionamentos curtos. É preciso usar a razão ao escolher. Não pense algo como:  ”Me divirto com a pessoa errada enquanto não encontro a certa”.

- Se você tem 16 anos, provavelmente esteja no segundo ano do colegial mas, digamos q começou a namorar….. ai até casar, tem 1 ano pra o terceiro colegial + 5 anos de faculdade (isso se não precisar de cursinho). No total dá 6 anos (chutando bemmmm baixo!!! Pois não acho q vc queira casar com 22 anos…..) Vc vai “segurar a barra” só dando a mão e uns bjs? (embora eu desaconcelhe o bjo) Com o tempo a carne vai pedindo mais….. vc vai ter estrutura espiritual pra vencer e não fornicar?

- Vc precisa de um trabalho. Não vai me dizer q vai pedir R$ 30,00 pra mamãe e ir no Mc Donald’s!!!!! Bom, eu tbm tenho uma dica: Pega um busão, os dois passam por baixo da catraca, para numa padoca, pede 2 pães na chapa e 2 copo d’água!!! Pronto!!!! Baratinho…… Não dá né?? Namoro demanda dindin!!! Afinal é um investimento!

Agora, digamos q vc está na idade propicia pra namorar. Não vou listar um check list de necessidades para namorar, mas espero q vc namore com intenção de casar. Sendo assim, vc já deve ter pensado no q “vai ser quando for gente grande” pra poder trazer o pão nosso de cada dia pra mesa de sua família. Não vou entrar nesse detalhe agora.

Entenda q essa escolha é totalmente racional!!!! É justamente aqui q 90% dos jovens tropeçam. Vc não pode deixar o seu coração decidir pois o coração do homem é enganoso (Jer 17:9).
Conheço jovens q deixaram o coração decidir e tiveram q colher o seu mal fruto. Eu mesmo fui um deles. Tive amigos q ofereciam o coração de bandeja…. Deixavam a paixão levar…….
Aprendi q Paixão é emoção e Amor é razão. Vc q escolhe se quer ou não amar alguém. Tanto é assim q o SENHOR nos ordenou: “Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.” (João 13:34). Amor é mandamento, não temos q “esperar sentir algo por um irmão”, devemos obedecer e decidir amá-lo.
DEUS escolheu nos amar! Pode acontecer de vc não escolher se apaixonar mas, vc SEMPRE terá q decidir entre amar ou não!
Vc pode me perguntar: – “O q q eu posso fazer se já gosto dele (dela)?” – Eu te digo: PENSE, RACIOCINE, CALCULE!!!! Esta é a segunda decisão mais importante de sua vida!!! É preciso estudar a futura “metade da sua laranja”.

Eu usei três critérios para fazer minha escolha  e sou absurdamente feliz com minha amada, linda, gata, santa, ungida…… opa, opa….. foi mal…. me empolguei…. (TE AMO FRAAANN!!!)
E quais são os critérios? Segue:

1- Vida espiritual
Como é a vida espiritual dela (dele)???

2- Personalidade/Caráter
Como é a personalidade/caráter dela (dele)??? Como reage às dificuldades, ira, egoismo…… etc. O que pensa sobre o futuro???

3- Físico
Ela (ela) é bonita? Se encaixa com o biotipo q me agrada?

Continua

Por Fernando Ortega do NMM